Câmara de Anhumas critica projeto

A Câmara Municipal de Anhumas encaminhou requerimento ao secretário estadual de Logística e Transportes do Estado de São Paulo, Saulo de Castro Abreu, manifestando-se contrária ao projeto do Estado em implantar uma rotatória simples na Rodovia Assis Chateaubriand (SP-425). Os moradores pleiteiam um trevo em desnível, como foi implantado próximo ao Rancho Quarto de Milha em Presidente Prudente. O intuito é sensibilizar o secretário estadual, em mudar o projeto inicial. O documento assinado por todos os vereadores também será direcionado ao Ministério Público Estadual (MPE), aos parlamentares da região, ao Departamento de Estradas e Rodagens (DER) e à Prefeitura de Anhumas. Ontem, uma reunião realizada entre autoridades locais, representantes da Polícia Militar e parlamentares também discutiu o assunto.


Conforme o presidente da casa de leis, José Luis Lopes Ascencio (PSDB), a população não concorda com outra obra que não seja a construção de um trevo em desnível na rodovia. “Não concordamos com uma rotatória normal, pois vai causar mais problemas quanto à segurança do usuário da via”, relata.


 No requerimento, os vereadores consideram as condições precárias na SP-425 – de Presidente Prudente até a divisa com o Estado do Paraná. Alegam no documento, que o trecho não recebe melhorias há mais de 20 anos.” Se encontra em péssimo estado de conservação, para tanto foi realizada uma reunião para tratar das obras de melhoria na rodovia, no dia 8 de abril deste ano”. Relata requerimento.


Ascencio considera que existe uma grande preocupação da população anhumense quanto as obras de melhorias mas com ressalvas. O presidente da Câmara alega que, além dos demais usuários do trecho, o fluxo de caminhões canavieiros de toda a frota que vem do Pontal do Paranapanema e do norte do Estado do paraná utilizam aquele cruzamento para adentrar ou sair da rodovia. O vereador destaca que por conta desta demanda, o trevo em desnível garantirá mais segurança na travessia naquele cruzamento


“Através de dispositivos de qualidade paliativa de rotatórias traiçoeiras, nos moldes das já existentes em outros locais, que tem custos elevados sem o devido benefício e apresentarem alto índice de acidentes”, reforça trecho do documento.


 A pasta estadual, através de sua Assessoria de Imprensa, afirma que ainda não tem conhecimento do requerimento da Câmara anhumense, mas assim que receber o pedido será avaliado. Informa também que a obra compreende em melhorias do quilômetro 454 em prudente até o 523 na divisa com o Paraná. Quanto ao trecho de Anhumas, está prevista duplicação da rodovia entre os quilômetros 454 ao 477. O governador Geraldo Alckmin (PSDB) assinou a autorização de execução do projeto, no entanto não há prazos para início.


Fonte: O Imparcial.


27/09/2011 - Acidente na SP-425 mata pai e filho e fere a mãe


Um acidente que ocorreu na noite do domingo, no quilômetro 512 da Rodovia Assis Chateaubriand (SP-425), no município de Estrela do Norte, resultou na morte de Gerson Augusto Benites Enciso, de 43 anos e do seu filho Bruno Sanches Benites Enciso, de quatro anos. A mulher de Gerson e mãe de Bruno, Antonia Elisangela Conca Sanches, 34, teve ferimentos de natureza grave. Ela foi socorrida e internada no Hospital Regional de Base em Presidente Prudente, onde permaneceu sob cuidados médicos. D


e acordo com os registros da Polícia Militar Rodoviária a família viajava em um GM Monza cinza com placas de Maringá (PR) que era dirigido por Gerson e transitava no sentido de Sandovalina para Pirapozinho. No local do acidente, o Monza teria colidido transversalmente contra uma carreta Scânia com placas de Paraguaçu Paulista, que tracionava um bi-trêm e era dirigida por Marcelo Batista de Souza, 32 anos, que cruzava a pista.


Com o impacto da colisão, as vítimas ficaram prensadas entre as ferragens retorcidas do GM Monza. O condutor da carreta nada sofreu. Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas e tiveram de cortar partes do carro para resgatar as vítimas. Gerson e o filho tiveram morte instantânea. Os seus corpos foram removidos para o necrotério de Presidente Prudente e depois, trasladados para a cidade de Marialva (PR) para os funerais.


Antonia Elisangela Conca Sanches, foi retirada com vida, mas com ferimentos graves e foi encaminhada para o pronto-socorro do Hospital Regional de Base em Prudente. O condutor da carreta, nada sofreu. Gerson era coordenador do Núcleo Regional da Fundação Procon em Presidente Prudente, ele residia com a família em Maringá (PR) e estava organizando a sua mudança para Presidente Prudente.


Fonte: Oeste Notícias.


Criança de 4 anos e homem morrem em acidente na SP-425


Um acidente registrado na noite deste domingo na SP-425 (Rodovia Assis Chateaubriand), em Estrela do Norte, matou uma criança de 4 anos e deixou outra pessoa ferida gravemente.


O acidente aconteceu por volta das 22h, numa colisão transversal entre uma Scania com placas de Narandiba e um Monza com placas de Maringá (PR).


A criança, vítima fatal do acidente, foi identificada como Bruno Sanches Benites Enciso, residente em Maringá e era passageiro do Monza.


Também faleceu no acidente o condutor do Monza, Gerson Augusto Benites Enciso, de 43 anos. A também passageira do carro, Antonia Elisangela Conca Sanches, de 34 anos, sofreu ferimentos graves e foi levada para o Hospital Regional de Presidente Prudente. O motorista da Scânia nada sofreu.


De acordo com o boletim de ocorrência, o Monza transitava no sentido Norte (Estado do Paraná a Tarabai/SP), quando colidiu transversalmente contra a Scania, que cruzava a rodovia.


Fonte: Integração Regional News


Obras da Assis Chateaubriand ainda não foram iniciadas.


No domingo (25), por volta das 22h,a rodovia Assis chateaubriand (SP-425) foi palco d e mais uma tragédia. A colisão transversal envolvendo um veículo Monza e uma carreta Scânia aconteceu no Km 512, município de Estrela do Norte (SP). O acidente que deixou saldo de dois mortos e um ferido grave, aconteceu 88 dias após o governador Geraldo Alckmin (PSDB) ter prometido mais de 800 milhões em investimentos na região. No dia 1º de julho deste ano, durante o projeto itinerante “São Paulo- Governo Presente,” Alckmin anunciou a duplicação da rodovia Assis Chateaubriand (SP-425) no trecho entre Presidente Prudente e Pirapozinho. Até agora porém, a obra não saiu literalmente do papel.


Em presidente Prudente, no dia 1º de julho, o presidente do Conseg-Sul (Conselho de Segurança- Setor Sul) de presidente Prudente, Rodrigo Romão, entregou aoi governador Geraldo Alckmin um abaixo –assinado com mais de 12 mil assinaturas. O documento foi resultado da mobilização regional por vários meses, liderada pelo Conseg-sul de Prudente, e que envolveu também os conselhos de segurança e prefeitos das cidades de Estrela do Norte, Pirapozinho, Sandovalina e Tarabai. Ao anunciar a duplicação, o governador declarou que a obra se justifica em razão do trecho( Prudente-Pirapozinho) apresentar um VDM (Volume Diário Médio) de quase 13 mil veículos.


Ao Oeste Notícias, Rodrigo Romão explica que, além da duplicação de Prudente até Pirapozinho, o abaixo-assinado também pede a execução e melhorias em toda a extensão da Sp_425, ou seja até a divisa com o Estado do paraná. “Pedimos recapeamento, construção de acostamentos, implantação de terceira faixa nas lombadas e trevos de desnível nos acesso as às cidades”, afirma.


Romão acha que a ocorrência de mais um grave acidente na SP-425, deve levar a uma intensificação das ações políticas junto ao governo estadual para que as melhorias naquela rodovia sejam agilizadas.


Silêncio Político – A reportagem do oeste Notícias tentou saber das possíveis gestões políticas que. Em tese, deveriam estar sendo feitas pelos três represe3ntantes da região na Assembléia Legislativa de São Paulo: Mauro Bragato (PSDB), Ed Thomas (PSB), e Reinaldo Alguz (PV). Mas, apesar dos contatos feitos com as respectivas assessorias, nenhum dos tr~es parlamentares se disponibilizou a atender o jornal para tratar desta questão. Ontem, os Três deputados estavam na região de Presidente Prudente. Nem o diretor do DER, João Augusto Ribeiro, e nem o presidente da UNIPONTAL (União dos Municipios do Portal do Paranapanema), José Ademir Infante Gutierrez ( prefeito de Teodoro Sampaio), foram localizados por telefone para falarem sobre o assunto.


Melhorias teriam custo de R$ 170 mi, diz governo


Cinquenta dias depois de ter entregado o abaixo-assinado com mais de 12 mil assinaturas o governador Geraldo Alckmin, com pedidos de melhorias na rodovia Assis chateaubriand (@P-425), o presidente do Conseg-Sul de presidente Prudente, Rodrigo Romão, recebeu uma manifestação do governo estadual sobre as reinvindicações. Em oficio recebido em 19 de agosto deste ano, assinado pelo subsecretário da Casa Civil, Rubens Emil Cury, o governo informa que as melhorias reinvindicadas terão custo estimado em R$170 milhões e que sua execução dependerá da disponibilidade de recursos orçamentários.


O documento afirma que já estava sendo elaborado pelo DER de presidente Prudente (Unidade DR-12) o projeto básico para as obras e serviços de melhorias, como recapeamento da pista, pavimentação de acostamentos, implantação de faixas adicionais e duplicação em segmento da rodovia SP-425, inclusive com ampliação e construção de trevos, retornos e passarelas no trecho entre Presidente Prudente e Itororó do Paranapanema, numa extensão de 69.14 km.


Outro lado- A Secretaria Estadual de logística e Transporte se manifestou sobre o assunto através da nota encaminhada pela sua assessoria de imprensa, em São Paulo. Diz a Nota: “ O Departamento de Estradas de rodagem (DER) informa que está prevista para o mês de outubro a publicação do edital de licitação para contratação do projeto executivo para melhorias em dois trechos da rodovia Assis chateaubriand (SP-425)”. E prossegue: “ Entre presidente Prudente e Pirapozinho, o projeto contemplará duplicação entre o km 454,56 ao km 478,2 e melhorias no trecho já duplicado. Já o trecho que atende Pirapozinho Tarabai e Estrela do Norte entre o 478,2 e km 524, será contemplado com recuperação do pavimento, implantação e dispositivos de acesso mais seguros e terceiras faixas em pontos específicos da via. Após a conclusão dos projetos executivos, as obras deverão ser licitadas e realizadas.”


Fonte: Oeste Notícias.





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